sábado, 7 de novembro de 2009

É dose!

Googalizei sobre apreensões de doses de droga, não fosse a minha ignorância sobre sistemas de medidas, estar a bloquear-me o espírito. Isto, depois de ser bem informado pelos nossos meios de comunicação com noticias sobre o tema. Continuo ignorante!
E fiquei ainda com outra questão por responder. Será que nos autos de queimadas de droga também ficam mencionadas as tais doses?
Uma dose para mim não é com certeza uma dose para outros. A minha dose é meia-dose e uma meia dose ao almoço são 4,50 euros. Já uma dose são 6 euros e 50 cêntimos. Isto tudo num restaurante perto de casa. Qual é a clarividência destes nossos meios de (des)informação que nos dão estas equivalências. Bolas, conheço o Quilo, o Litro, o Kilometro e até conheço a Milha maritima e a Polegada mas isto já por outras polivalências. A medida da droga é a dose? Ou dependendo da droga ainda podemos esperar para ler e ouvir noticias tipo, ...foram aprendidos 3 metros de riscos de coca?
Uma coisa que é vendida à grama como é que pode ser arredondada à dose? Ou até à tonelada e meia ou ao quilo e meio? Sim, é verdade, quando as noticias são dadas na equivalência de dose, são apreendidas 235 doses individuais. Quando falamos em toneladas ou quilo são 2 toneladas e meia ou aproximadamente 2500 quilos. A cena é comercializada à grama. Um quilo são 1000 gramas. Uma tonelada são 1000 quilos. Há aqui algo que me escapa, será que a dose é uma medida mais precisa ou quem é que precisa da dose?
Quanto custa um grama de droga? Uma dose são quantos gramas? Todos os tipos de droga têm equivalência com a dose? Uma dose de coca equivale a uma dose de haxixe? Ou será que devemos perguntar quantos litros ou quantos metros? Não façam as pessoas estupidas. Um jornalista que se preze, no meu ponto de fuga (vista) devia perguntar: mas afinal quantas toneladas, quantos quilos, quantos gramas e até quantos miligramas foram apreendidos? E quantos vão ficar registados nos autos das queimadas de droga?.
É dose vivermos com este tipo de (des)informação. E já agora, se eu com uma dose fico satisfeito porque insistem em vender meias-doses.
A dose é ou não é uma medida exacta?

1 comentário:

cris disse...

Então e como justificavam as doses (gramitas) trocadas por testemunhos de acusação aos janados da casa Pia?